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sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Issao Minami


Palestra: "Design e Comunicação Visual - Qualidade de Vida e Relacionamento Sustentável"

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor doutor dos cursos de graduação e pós-graduação da FAUUSP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Comunicação Visual Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: design ambiental, identidade visual, design & arquitetura e urbanismo & arte pública e sinalização ambiental urbana, tendo sido convidado palestrante oficial do International Symposium 2007, no Japão, no IELAK, Kyoto University, em Outubro de 2007.
Foi coordenador da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano CPDU da Sub-Prefeitura do Jabaquara, da Secretaria das Sub-Prefeituras do Município de São Paulo, na gestão José Serra, em 2006; Presidente Visionário 2009-10 do Distrito 4610, do Rotary International. Atual Coordenador Técnico e Científico do Laboratório da Imagem da Comunicação Visual Urbana do Departamento de Projeto da FAUUSP. Membro do Conselho Consultivo da OSCIP Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável e da Revista Viva o Mundo, com sede em Santo André, São Paulo.

7 comentários:

  1. Por precedência histórica e legal, o arquiteto e urbanista sempre foi um profissional capacitado ao
    desenvolvimento das atividades ligadas à organização dos espaços para a adequada satisfação das
    necessidades humanas. Esta organização compreende desde a concepção de soluções para as demandas
    específicas das espacialidades, essência da nobre arte de projetar até a sua efetiva viabilização, compreendida
    pela materialização do projeto, ou ainda, pela execução da sua obra.

    Do ponto de vista legal, compete ao arquiteto e urbanista o exercício das atividades - de supervisão, orientação
    técnica, coordenação, planejamento, projetos, especificações, direção, execução de obras, ensino, assessoria,
    consultoria, vistoria, perícia, avaliação - referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos,
    arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico urbano e regional, desenvolvimento urbano e regional,
    paisagismo e trânsito.

    Portanto, um espectro bastante amplo que exige formação profissional em esforço capaz de qualificar o arquiteto
    e urbanista na abrangência de suas competências legais, com o aprofundamento indispensável para que possa
    assumir as responsabilidades nelas contidas e oferecidas pelo mercado de trabalho.

    Porém o arquiteto do design, ou o arquiteto designer é profissional voltado a preocupar-se com a visualidade e
    da imagem da arquitetura e da cidade, da correta disposição de elementos da paisagem urbana (mobiliário e
    infra-estrutura, pele e paginação), propondo sua comunicação nos aspectos sinaléticos e equilíbrio visual, além da conservação e valorização do patrimônio construído, da proteção do equilíbrio natural e à utilização racional dos recursos disponíveis e que deve levar, sobretudo, avante o processo de construção de uma identidade do espaço do objeto, da arquitetura e da cidade com seu povo - nos seus processos e produção e consumo -
    centrado na afirmação da solidariedade e no exercício da cidadania e voltado às demandas estruturais da
    sociedade.

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  2. Arrisco citar algumas características e atributos de seu perfil profissional:

    1 Utiliza-se dos princípios do design gráfico na arquitetura e no urbanismo: os campos de abordagem do Design
    nas áreas: Ambiental, Corporativo, Editorial, Interativo, Tipográfico e Promocional. Possuidor, portanto, de
    conhecimento crítico da imagem, linguagem e expressão do design no gráfico, editorial, publicitário, ambiental,
    corporativo e do produto;

    2 Objetivado para fortalecer os aspectos de sua identidade - desde os seus elementos, componentes até as
    soluções de organização visual e sua legibilidade - no espaço da arquitetura e da cidade, compreende a
    mensagem visual e sua interação com o espaço onde ela se insere e tem assim, consciência da importância do
    design nas ações projetuais que visam a requalificação do meio urbano;

    3 Distingue dentro do design, os conceitos sistêmicos de programa de identidade visual (forma, função e uso),
    referenciando os componentes e os elementos teóricos básicos de linguagem e comunicação visual, o código de
    identidade visual e os elementos de expressão gráfica e fundamenta-se na construção do signo de comando: a
    marca (o logotipo, o símbolo e o pictograma); no alfabeto-padrão; nos códigos cromático, morfológico, tipográfico;

    4 Participa, contemporaneamente, no processo de projetos digitais de produtos e modelagem de produtos e
    também de projetos digitais e modelagem de design visual. Para tanto, utiliza-se dos recursos de modelos
    físicos, maquete, mock-up , protótipo, prototipagem rápida e fotografia, vídeo e outros multi-meios.

    Assim, historicamente - o arquiteto "designer" (egresso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo até 1998, ocasião quando ocorreu a reestruturação do Departamento de Proejto e posteriormete criou-se o curso de Design)
    foi capacitado a desenvolver projetos nas suas diversas configurações envolvendo a percepção e a concepção
    por meio da experimentação e observação (direta e/ou indireta), do desenho de espaços, dos projetos de
    prospecção sintâtico-teórica, dos modelos reduzidos, etc. através das linguagens que levam à compreensão que
    permite perceber e conceber a forma do espaço interior, da edificação e seus elementos, do espaço exterior
    imediato e do espaço exterior mediato.

    Issao Minami

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  3. O arquiteto multi vocacionado

    O arquiteto é o profissional que intervém no espaço urbano, propondo sua ocupação e realizando mudanças
    neste espaço. O caráter multidisciplinar da formação do arquiteto enseja atividades de compreensão do espaço
    e o seu caráter sistêmico. Porém é interessante notar que, desde os primórdios, a ação do homem foi precedida
    da ação de observar, de ver, de olhar. Só depois de compreendido o fato, de ter realizado a leitura é que se
    estabeleceu a imaginabilidade, ou seja, realizou sua imagem mental. Daí veio a vontade de propor, conforme seu
    desejo, seu desígnio, seu desenho.

    O profissional arquiteto caracteriza-se pela atividade onde tem predomínio, eminentemente, o caráter projetual
    com a realização de trabalhos ligados às soluções dos aspectos pragmáticos em diferentes campos de
    abordagem, englobando aspectos sociais, históricos, tecnológicos, culturais e econômicos voltados aos
    seguintes campos de abordagem:

    1 Edificações e seu relacionamento com o entorno próximo; conjuntos de construções habitacionais, industriais,
    de comércio e serviços ou de usos específicos;

    2 Urbanismo, planejamento e organização de áreas urbanas, cidades e seus territórios de interação
    metropolitana e regional, no contexto de sua produção e consumo, em suas estruturas sistêmicas e em seus
    subsistemas: ocupação e utilização do solo, circulação, infra-estrutura, equipamentos, áreas de uso público,
    paisagem e meio ambiente;

    3 Imagens e mensagens visuais, aspectos da visualidade da cidade, do edifício e da comunicação visual
    ambiental e da programação gráfica e;

    4 Design dos objetos e produtos relacionados ao espaço arquitetônico, industrializáveis ou não, em seus
    aspectos estéticos, ergonômicos e do planejamento de sua utilização;

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  4. Designer e Arquiteto: Arquiteto+Designer

    É a formação do arquiteto pressupondo a preparação de um profissional com duplo perfil: por um lado,
    conhecedor de procedimentos técnicos, científicos, artísticos e culturais que possibilitem sua atuação em campos de grande diversificação; por outro lado, desenvolvedor de princípios e conhecimentos para a compreensão política e econômica de uma sociedade globalizada.
    Em uma visão mais específica, este profissional deverá conduzir-se frente a quatro linhas básicas que levem à:

    1 promoção do equilíbrio estético-funcional entre beleza e praticidade;

    2 realização de interfaces entre estética, economia, psicologia, sociologia e ergonomia;

    3 organização de seus projetos desde a concepção até sua produtibilidade; e

    4 viabilização técnica de todas as etapas de seu processo criativo.

    Indicamos algumas habilidades e aptidões gerais que devem ser despertadas, incentivadas e lapidadas na formação do arquiteto e urbanista:
    Criatividade - desenvolvimento de habilidades e criatividades para a resolução de problemas e desafios
    específicos;
    Relacionabilidade - possuir visão crítica da importância do papel social e ambiental da atuação do arquiteto e
    urbanista;
    Sociabilidade - conscientização sobre a produção do arquiteto e urbanista enquanto fator de contribuição para a melhoria social da qualidade de vida e meio-ambiente;
    Comunicação - conhecer técnicas de tecnologias de transmissão e reflexão eficiente de informações, aplicativos e pesquisas; a comunicação sem fronteiras; a multiculturalidade; saber ouvir; saber falar;
    Flexibilidade - adaptabilidades de conceitos para responder às demandas específicas de sua atuação;
    Ética - participação ética ativa, esclarecedora e realista em todos os processos decisórios de suas atividades;
    Iniciativa - espírito empreendedor habilitado à resolução de desafios plurais;

    Multi culturalidades - habilidade para compreensão e respeito à pluralidade étnica e cultural decorrente do
    intenso processo de globalização deste início de novo milênio;

    Tecnologia - apreensão de novos sistemas, processos e tecnologias que preservem o meio-ambiente e
    objetivem melhorar a qualidade de vida individual e comunitária.

    Assim, o Arquiteto é - um generalista - apto a resolver contradições potenciais entre diferentes requerimentos da arquitetura e urbanismo, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade e dos indivíduos, quanto a seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos e estéticos. Deverá ser profissional apto
    a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades compreendendo-os como
    agente preponderante da construção da arquitetura e da cidade - com relação à concepção e organização do
    espaço, do urbanismo, da construção de edifícios.
    A duração do curso de arquitetura é, em média, de cinco anos.

    As áreas de atuação do arquiteto e urbanista requerem conhecimentos para resolução de questões específicas
    de usa área de atuação nas seguintes áreas:

    1 Projeto de arquitetura;
    2 História e teoria de arquitetura,
    ciências humanas e tecnologia;
    3 Artes;
    4 Desenho urbano e planejamento;
    5 Compreensão da paisagem urbana;
    6 Contextualização;
    7 Desempenho da edificação; e
    8 Tecnologia da edificação.


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  5. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. historicamente desenvolve o ensino e pesquisa através de seus três departamentos: Departamento de Projeto, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto e o Departamento de Tecnologia da Arquitetura, onde atuam um corpo docente composto por professores arquitetos recebem colaboração de docentes da Escola Politécnica, do Instituto de Matemática e Estatística, da Economia e Administração, etc. Vale
    lembrar que mais recentemente implantou-se junto a estes três departamentos - um curso noturno - de Design.

    A diversidade de disciplinas que estes três departamentos ministram pode ser mensurada pelos vários campos de abordagem que compõem os grupos de:

    1 Projeto de Edificações;
    2 Planejamento Urbano e Regional;
    3 Comunicação e Programação Visual;
    4 Desenho Industrial;
    5 Paisagem e Ambiente;
    6 História da Arquitetura e Estética do Projeto;
    7 Urbanização;
    8 História da Arte;
    9 História da Técnica;
    10 Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo;
    11 Tecnologia da Construção;
    12 Conforto Ambiental e Metodologia..

    A FAUUSP possui um curso de pós-graduação stritu-sensu na área de Estruturas Ambientais Urbanas e áreas de
    específicas como o de Design e Arquitetura, nos níveis mestrado e doutorado.

    Issao Minami

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  6. Lembro que ensino universitário do design dentro da escola de arquitetura e urbanismo é recente em nosso país.

    Vale lembrar que no período colonial, o ensino sobre o construir, a arquitetura e as artes em geral ocorria pela Se me permitem - gostaria de - baseado na gênesis das nossas atuações profissionais, considerar o que estou concituando como: o design do arquiteto, o arquiteto do design.

    prática na técnica transmitida profissionalmente e na relação mestre-aprendiz. Talvez a figura mais lembrada por
    nós nesta época seja a do Aleijadinho em Minas Gerais.

    Mais tarde, por volta de 1820, surgiu a primeira escola brasileira de arquitetura no Rio de Janeiro, sob a
    influência da Missão Francesa e de seu arquiteto maior Grandjean de Montigny. Foi a única escola durante um
    século, no Império e na República. Foi ela quem precedeu a Escola Nacional de Belas Artes.

    Em 1873, surge, em São Paulo, a Sociedade Propagadora da Instrução Popular visando ministrar o conhecimento
    profissional e que foi a raiz do Liceu de Artes e Ofícios, fundada em 1882. Pelo Liceu passaram vários membros
    atuantes, dentre eles a figura do Ramos de Azevedo que ministrava o curso de engenheiros arquitetos dentro
    da Escola Politécnica de Engenharia de São Paulo, de onde, mais tarde, surge finalmente o curso para
    arquitetos.

    Decorre daqui, portanto, uma história do ensino da arquitetura no Brasil com duas vertentes: uma originária da Escola Nacional de Belas Artes (antiga Academia imperial), no Rio de Janeiro, e outra, da Escola Politécnica de São Paulo. Portanto, calcada ora na visão profissionalizante das belas artes, ora nas interfaces das atribuições do engenheiro e do arquiteto.

    Assim é que, integrado aos movimentos artísticos nacionais e internacionais é que, em São Paulo se estabelece
    vinculadas às intensas alterações populacionais, a industrialização e a visão cultural, uma história em pleno
    desenvolvimento da Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, criada em 21
    de junho de 1948.



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  7. É nesta escola, com os professores Luiz Ignácio Romero de Anhaia Mello, João Batista Villanova Artigas, Flávio Motta, Lucio Grinover, Paulo Mendes da Rocha, Júlio Katinsky, Lauro Bastos Birkholz, Benedito Lima de Toledo, Nestor Goulart Reis - dentre tantos outros - é que o curso adquire um caráter de ofício engajado com as artes, as tecnologias com preocupações sociais coletivas e com o urbanismo.

    Neste ambiente de extrema criatividade vocacionam-se profissionais diversos que ao longo destas décadas
    impulsionam o campo das Artes e Design em geral, na arquitetura e na cidade.

    Passam por esta escola de arquitetura, profissionais multivocacionados das artes e do design: João
    Carlos Cauduro, Ludovico Martino, Lelé Chamma, Rafic Farah, Vicente Gil, Chico Homem de Melo, Sylvio Ulhôa,
    Ronald Kapaz, Giovanni Vannucci, André Poppovic, Kiko Farkas, Vicente Gil, Fernando Campana (dos irmãos
    Campana). Também passaram pela FAU: Chico Buarque, Arrigo Barnabé, Wagner Tadeu Benatti, o Bitão (vocal dos Pholhas), Carlinhos"Bom Bril" Moreno, Thales Pan Chacon, Guilherme Arantes, Flávio Império, JC Serroni, , Newton Foot, Cláudio Tozzi, Luís Paulo Baravelli, Takashi Fukushima, Cristiano Mascaro, Tonico Ferreira ( repórter da Globo), Fernando Meirelles, Milton Hatoum Manaus, dentre tantos - dificil até de enumerar....

    Concluo por dizer que se me permitem - baseado na gênesis das nossas atuações profissionais - considerar o que estou concituando como: o design do arquiteto, o arquiteto do design.

    Bem, estarei a disposição de voces na manhã do dia 30 de agosto falando sobre arquitetura+design: comunicação visual ambiental e qualidade de vida.

    Na abertura deste evento, dia 27, o professor urbanista Roberto Righi vai falar um pouco sobre isto e dia 29 o também professor Chico Spadoni...

    Muito boa a iniciativa desta semana de arquitetura da UNESP Presidente Prudente. Agradeço ao acadêmico Felipe Rainho o convite e saúdo o arquiteto egresso da FAUUSP e também professor Helio Hirao.

    Bem, estarei a disposição de voces na manhã do dia 30 de agosto falando sobre Arquitetura Design Comunicação Visual & Qualidade de Vida.

    Issao Minami


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