*A visualização do blog é compatível com as resoluções do Mozilla e do Internet Explorer. Existe a possibilidade de desconfiguração do layout em outros navegadores.

domingo, 31 de julho de 2011

Fraya Frehse


Bacharel (1996) e licenciada (2001) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1999), doutora em Ciências Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2005), com pós-doutorado em Sociologia (Urbana) pela Freie Universität Berlin e pela Humboldt-Universität zu Berlin (2010), sob os auspícios da Alexander von Humboldt Foundation. É professora doutora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora associada do Núcleo de Antropologia Urbana da mesma Universidade. Pesquisadora colaborada da "Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos". Tem experiências nas áreas de Sociologia e Antropologia em suas interfaces com a História, com ênfase em estudos urbanos, trabalhando principalmente sobre os seguintes temas: vida cotidiana e história no e através do espaço (urbano); o espaço como objeto de conhecimento sociológico; cidade, metrópole e modernidade no Brasil; usos e representações de espaços públicos urbanos (com destaque para ruas e praças); cultura visual (em especial, fotografia) no Brasil; cidade de São Paulo (história). É autora de O Tempo das Ruas na São Paulo de Fins do Império (Edusp, 2005) e Ô da Rua! O Transeunte e o Advento da Modernidade em São Paulo (Edusp, no prelo/2011), além de co-organizadora (com Samuel Titan Jr.) de Roger Bastide. Impressões do Brasil (Imprensa Oficial, 2011), contando com contribuições em revistas especializadas e livros publicados no Brasil e no exterior.

Com o intuito de dialogar com a V Semana da Arquitetura, a palestra visa mostrar como é possível chegar a uma interpretação su generis sobre a rua e a cidade que se gestam historicamente no Brasil com o advento da modernidade, na virada do século XX, analisando as transformações nas regras de comportamento e de interação social nas ruas centrais da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário